domingo, 5 de junho de 2011

Gurgel na Enciclopédia

Enciclopédia Larousse Cultural - 1998 - Página 2884
GURGEL (João Augusto Conrado do Amaral), industrial e engenheiro mecânico-eletricista brasileiro (Franca SP 1926). Graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1949), pós-graduou-se nos EUA, onde trabalhou na Buick Motor Corporation e na General Motors Truck and Coach Corporation. Desde seu regresso ao Brasil já pensava em utilizar várias de suas experiências norte-americanas no mercado brasileiro, como as técnicas do plástico reforçado. Um convite da GM, com vistas à nacionalização de seus caminhões, o fez adiar seus projetos. Em seguida, trabalhou nos planos de fabricação do caminhão Ford. Em 1958, fundou a Moplast Moldagem de Plásticos e começou a desenvolver projetos próprios, tornando-se fornecedor de empresas como Volkswagen, Esso, Mercedes-Benz, etc. Em 1960, um de seus projetos tornou-se popular: o Gurgel JR, minicarro com motor de 3HP, exportado para os EUA e Alemanha. Criou também um kart, que foi campeão em diversas corridas brasileiras no início daquela década. Em 1969, fundou uma empresa que deu início a uma modesta produção de veículos de uso misto, híbridos de utilitário e esportivo. A partir de 1972 passou a dedicar-se à produção de veículos especiais. Os primeiros veículos utilitários Gurgel começaram a sair da linha de montagem em 1975; em 1981, foi lançado oficialmente o Itaipu E-500, o primeiro veículo a eletricidade fabricado na América Latina.
A idéia que norteou todas as suas pesquisas e criações foi o desenvolvimento de tecnologia própria, estruturada e desenvolvida por brasileiros, com capital inteiramente nacional. Entre as criações, destacou-se o processo Plasteel (de plastic, plástico + steel, aço); utilizado na construção dos chassis monobloco dos utilitários Gurgel, que consiste na combinação de aço tubular envolto em plástico reforçado com fibra de vidro. Inicialmente em 1986, o projeto CENA - carro econômico nacional, com apoio da Finep, culminou na criação do Gurgel BR-800, o primeiro automóvel inteiramente projetado e fabricado por uma indústria nacional. Esse pequeno carro, extremamente econômico de avançada tecnologia e com potência de 32HP, apresenta motor de quatro tempos, com apenas dois cilindros. Entre suas características inovadoras, podem ser citadas a ausência de distribuidor e correias, ignição a microprocessador, suspensão de aço progressiva especialmente projetada para estradas de terra e carroceria de Plasteel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.